Mudar de carreira, seguir um sonho e arriscar-se em uma nova área são desafios que exigem coragem, incentivo e muito apoio. Foi com esse espírito que, em 2024, a Eldorado Brasil criou a primeira turma de tratoristas, composta exclusivamente por mulheres. O objetivo foi incentivar a participação ativa das colaboradoras em programas de formação dentro da empresa, inclusive em funções anteriormente dominadas por homens.

“Na Eldorado, nossas colaboradoras podem atuar em qualquer área. Nossos processos são tecnológicos, mecanizados, e contamos com toda a estrutura do nosso Centro de Treinamento Itinerante Florestal para capacitar essas mulheres. Essa turma, que acaba de se formar, está alinhada ao nosso Programa Trilha de Carreira, que visa impulsionar o desenvolvimento profissional de forma igualitária, fortalecendo a confiança dessas colaboradoras para que ocupem quaisquer posições almejadas, seja como tratorista ou em cargos de liderança”, afirma Marilu Ramos, Coordenadora do Centro de Treinamento Florestal da Eldorado Brasil.

Embora esta seja a primeira turma composta exclusivamente por mulheres, a empresa já possui um quadro de colaboradoras tratoristas e que operam veículos ainda maiores. A ideia dessa turma exclusiva foi encorajar mais mulheres a participarem dessa formação e reforçar a participação igualitária na empresa. Agora, a Eldorado conta com oito novas tratoristas formadas, como a Sabrina Padilha, colaboradora da Eldorado há cinco anos e que até então atuava como colaboradora na cozinha, mas agora desfruta da conquista com o novo cargo.

“Eu sempre gostei de atuar na cozinha e, em cinco anos, fui promovida três vezes na minha área. Mas sempre tive um sonho maior de trabalhar no campo como operadora, o que me motivou a participar da turma. A primeira vez que dirigi um trator foi uma mistura de sentimentos, mas também uma realização ao ver meu sonho se tornando realidade. Essa formação é a realização de um sonho e uma porta aberta para outras mulheres que se veem como operadoras ou em outras áreas predominantemente masculinas. Estou muito feliz por ter recebido essa oportunidade dentro da empresa, com incentivo, acolhimento, respeito e, principalmente, paciência de todo o time que participou da nossa formação”, contou Sabrina.

Simone Barbosa, também faz parte das novas tratoristas da Eldorado, e viu na turma uma oportunidade de crescimento profissional. Atuando há cinco anos como ajudante florestal na empresa, ela aproveitou a chance oferecida para transformar sua carreira.

“Quando dirigi um trator pela primeira vez, me senti poderosa e capaz. Agora, oficialmente como operadora de trator, sinto muito orgulho. É bonito acreditar no nosso potencial e nos enxergar em todos os lugares e posições. Hoje concluo essa capacitação, mas vejo muito mais para minha carreira aqui dentro. Essa visão de futuro só é possível porque temos oportunidades e profissionais que apoiam nosso crescimento”, afirmou Simone.

FORMAÇÃO ON THE JOB

O curso de 56 horas incluiu tanto a parte teórica quanto a prática, abordando até mesmo manutenção mecânica. Foram 16 horas de treinamento teórico e 40 horas de prática operacional. Após concluírem o treinamento, as colaboradoras foram encaminhadas para a prática on the job, atuando no dia a dia da função com todo o apoio e supervisão necessários para que pudessem ser efetivadas na função.

“Essa é a primeira turma 100% feminina, mas é importante mencionar que temos também turmas mistas, abertas para todos os nossos colaboradores que fazem parte da nossa trilha de carreira. Estamos muito orgulhosos dessa formação e queremos cada vez mais mulheres ocupando as diferentes frentes de trabalho aqui na Eldorado Brasil. Um dos nossos diferenciais é a primarização da mão de obra e estamos abertos para ampliar conhecimento do time, capacitar quem está iniciando e promover conforme os talentos que se revelam”, concluiu Germano Vieira, Diretor Florestal da Companhia.

SOBRE A ELDORADO BRASIL

A Eldorado Brasil Celulose é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz, em média, 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 2,1 milhões de habitantes. Em Santos (SP), opera a EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas.

Compartilhar