Sem chuva há cerca de quarenta dias, e com previsão de um longo período de estiagem pela frente, crescem os riscos de queimadas, com alerta para a zona rural, principalmente assentamentos e o Bairro da Véstia.

De acordo com o Clima Tempo, não deve chover em Selvíria, pelo menos, até o próximo dia 5 de agosto. As temperaturas permanecerão altas e a umidade relativa do ar pode atingir índices alarmantes, provocando riscos à saúde.

Em anos anteriores, a Prefeitura chegou a decretar estado de emergência ambiental em decorrência dos incêndios que acometeram a região ocasionando perdas à fauna local e prejuízos a pequenos produtores. Se a situação se agravar, isso pode voltar a acontecer.

De acordo com Valticinez Barbosa Santiago, coordenador ambiental da Prefeitura de Selvíria, a região conta com muitas florestas de eucalipto e clima propício para a proliferação de focos de incêndio.  Além disso, há três assentamentos no Município – Canoas, São Joaquim e Alecrim -, sendo que o primeiro já teve foco de incêndio este mês, no entanto controlado.

Ele explica que  medidas de proteção e prevenção contra queimadas já estão sendo tomadas com antecipação para evitar o ocorrido no ano passado, por meio de orientações e campanhas de conscientização à população e produtores rurais. “Já estamos alertas para que não se repita o que houve em agosto do ano passado”, explicou o coordenador.

Medidas que podem e devem ser adotadas por produtores rurais é manter aceiros limpos nos limites da propriedade, no entorno da vegetação de reserva legal e área de preservação permanente e em locais que oferecem riscos de incêndios florestais.

Falta D’Água

Com a escassez de chuvas e o calor acima da média para o período, o consumo de água vem crescendo em Selvíria. Consequentemente, aumenta também o risco de desabastecimento.

A orientação da Prefeitura é que os moradores usem a água com moderação e sem desperdício. Veículos e calçadas não devem ser lavados com mangueira e torneira aberta, bem como o uso de piscinas deve ser moderado para diminuir o consumo.

O período de estiagem está apenas começando e deve se prolongar por alguns meses.

Por: Assessoria de Comunicação.

Compartilhar