A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) abriu 550 vagas de graduação para refugiados, migrantes em situação de vulnerabilidade e apátridas. As oportunidades são para os 49 cursos disponibilizados nos 13 campus na instituição.

As inscrições começaram nesta quarta-feira (6) e vão até 20 de julho. Não há taxa de inscrição. Para efetuar a inscrição, o candidato deve preencher o Formulário de Inscrição, disponível clicando aqui.

No formulário os candidatos devem preencher os dados pessoais, renda per capita, curso o qual tem interesse, e as notas de Linguagens e Matemática constantes no Histórico Escolar do Ensino Médio (ou curso equivalente) ou na Certificação do Ensino Médio emitida pelas instituições certificadoras.

Para ter acesso ao edital da seleção, clique aqui.

O processo seletivo é para ingresso no 2º semestre para os cursos semestrais e, no 1º semestre de 2023 para as graduações anuais. O resultado final da seleção deverá sair em 27 de julho.

Refugiados, migrantes em situação de vulnerabilidade e apátridas

Conforme o edital, refugiado são pessoas que “receando com razão ser perseguida em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, filiação em certo grupo social ou das suas opiniões políticas, se encontre fora do país de que tem a nacionalidade e não possa ou, em virtude daquele receio, não queira pedir a proteção daquele país”.

Migrante em situação de vulnerabilidade são as pessoas com a “capacidade limitada de evitar, resistir, lidar ou recuperar-se do risco potencial ou da situação de violência, exploração e abuso a que são expostos ou que vivenciam no contexto migratório”.

Apátrida é aquela pessoa não considerada por qualquer Estado, segundo a sua legislação, como seu país de origem.

Fonte: G1 MS

Compartilhar